Saiba como plantar orquídeas em vasos de barro ou de plástico

0

Quer saber a maneira correta correta para plantar orquídeas em vasos de barro ou plástico?

Não é todo mundo que é amante de plantas, ou especificamente das orquídeas. Às vezes não fazem a mínima ideia de como plantá-las. Saiba que para tudo existe uma solução. Neste artigo, vou explicar em detalhe como plantar orquídeas em vasos e obter bons resultados.

Que tipo de pote para usar?

O primeiro passo mais importante é decidir que tipo de vaso será escolhido para uso. Existem várias opções disponíveis no mercado, recomendo o uso de vasos de barro cozido. Sendo que estes devem conter alguns furos na lateral, garantindo assim que as raízes das orquídeas não fiquem com excesso de umidade.

Outra opção são os vasos que são feitos de plástico, eles são do mesmo nível que estes barro cozido. Mas eles são mais baratos, acessíveis e ainda mais leve, o que facilita o transporte para onde você deseja ir.

Você deve primeiro remover a orquídea do vaso, tomando todo o cuidado possível para que não possa ser danificado. Lembrando que é obrigatório a orquídea estar em seu estado integral, sem aquelas folhas quebradas ou qualquer coisa semelhante a isso, ai vai garantir que ele irá manter-se saudável no vaso.

O próximo passo, depois que você remover a orquídea de todo o vaso, pegue-a e coloque as raízes sob uma fonte de água. As partes danificadas ou com raízes mortas devem ser retiradas, preferencialmente, com as suas próprias mãos. Desta forma, eles vão ser insignificante quando é replantá-la em algum outro vaso.

Limpeza as raízes das orquídeas corretamente

Durante a limpeza das raízes, sempre tentar remover qualquer tipo de fragmentos, que é diferente para aqueles normalmente encontrados, as raízes devem tomar banho, literalmente.

Em seguida, se preocupe em preencher um novo vaso, com algum tipo de material que garante a sua saúde de suas orquídea. Alguns materiais para drenagem podem ser usados. Neste caso, você pode usar isopor, carvão ou mesmo a casca de pinus, que são excelentes nessas áreas.

Os materiais de drenagem não deve ocupar todo o espaço do vaso, apenas algo em torno de 2 a 3 dedos, porque o restante deve ser preenchido com algum tipo de substrato.

O que substratos para usar?

Os substratos devem fornecer nutrientes suficientes para o suas orquídeas, assim como para garantir uma boa fixação deles em qualquer tipo de embarcação, se o barro é de plástico.

Existem vários tipos de substratos. Você pode usar cascas ou troncos de árvores, fibras de coco, carvão, musgo, cascas de macadâmia, cascalho ou até mesmo a casca de pinus.

Todos estes têm características diferentes, com poucas características em comum. Mesmo assim você pode misturar um pouco dos substratos, tais como fibras de coco, carvão e a casca de pinus, que é um dos substratos mais recomendados para fixar, assim como para o plantio das orquídeas em vasos.

Depois de tudo isso estiver terminado, você deve se preocupar com o adubo correto para a sua orquídea, para você que tem uma boa nutrição sempre.

Como plantar orquídeas em árvore (dica extra).

Agora, há casos em que as pessoas possuem orquídeas e podem optar por colocá-las diretamente em árvores. Isto é recomendado para áreas onde há árvores. Assim, elas acabaram sendo utilizadas como substratos, onde as orquídeas retira a água e outros nutrientes diretamente desta nova árvore.

Ao plantas as orquídeas em árvores, você deve tomar alguns pequenos cuidados. Nos primeiros dias, coloque-a junto a algum musgo, neste caso pode ser o esfagno, ou um pouco de fibra de coco. Além disso, olhar para a fertilização bi-semanal, sempre que possível.

Agora se você deseja realmente aprender a cuidar de orquídeas e quer aprender técnicas que nunca e jamais te contarão, recomendo que veja o artigo Como Cuidar de Orquídeas – O Guia Definitivo.

Saiba como plantar orquídeas em vasos de barro ou de plástico
2.9 (57.14%) 35 votes
Compartilhar