Dicas rápidas para cultivar orquídeas em apartamentos

0

Deseja saber como cultivar orquídeas em apartamentos?

Preparei este artigo para vocês, com algumas dicas simples e sem enrolação para quem deseja cultivar orquídeas em apartamentos… Espero que gostem e tirem o maior proveito delas!

Quanto mais alto, maior a atenção

É fundamental conhecer as necessidades da orquídea. Quanto mais alto, maior a intensidade do vento e a insolação – para isso, deve-se organizar das plantas mais fortes  até as mais fracas, indica o biólogo Sergio Oyama Junior. É importante que nas varandas tenham divisórias e telas de sombreamento pois ajuda a proteger as plantas de fortes correntes de vento.

Longe do ar condicionado

Ar condicionado resseca orquídeas Foto: Rafael Moraes / Agência O GloboUm erro muito comum é fazer com que as plantas fiquem expostas ao vento canalizado, seja por meio de ventiladores ou ar condicionado. “As orquídeas devem ser colocados em um local fresco. Isso ajuda a controlar a temperatura e impede o desenvolvimento de pragas”, diz Solande de Oliveira, membro da Associação Orquidófila de Niterói (Asson).

Dê banho neles!

Banheiras, pias e tanques podem ser usados para uma rega mais completa Foto: Camilla Maia / Agência O GloboA cada semana, Sérgio carrega seus vasos para uma banheira com um chuveiro e oferece um banho mais caprichado nas plantas, sendo capaz de hidratar o sistema e tirar o excesso de sais a partir da fertilização química de uma maneira mais completa. Caixas, pias ou tanques também pode ser usado para a mesma finalidade.

Umidade sim, o excesso de água não

As plantas gostam de ambientes úmidos Foto: Gustavo Alves / Agência O GloboOrquídeas gostam de ambientes úmidos, isso todos sabem, entretanto não significa que deve haver excesso de água no momento da irrigação. Rosário Neves, membro da ASSON, indica as regas a noite e o uso de panos de piso molhado e estendido no chão, especialmente no verão.

Norte, sul, leste ou oeste?

É preciso saber a direção do apartamento Foto: Camilla Maia / Agência O GloboPara cultivar orquídeas, é necessário atenção para a direção das janelas e varandas. Quando estes estão viradas para o norte ou para o leste, o cultivo é mais favorável devido a maior incidência do sol. Quando a direção é o oeste, é necessário atenuar o golpe de calor no verão. Os apartamentos são de frente para o sul, normalmente, recebe MUITA pouca luz, não sendo tão favoráveis para o cultivo.

Dicas rápidas para cultivar orquídeas em apartamentos
2.8 (55%) 4 votes
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA